Criando Cursor para Windows


Os modelinhos padrões do Windows podem não agradar a todos e aí a gente recorre à internet em busca de cursores personalizados.
Isso é bom, mas também é possível criar o seu do zero ou usando qualquer imagem que esteja salva em seu PC, o que é ainda melhor. Eu faço isso usando um desses dois programas: o Jasc Animation Shop, porque ele suporta o formato de arquivo do cursor animado (.ani) ou o RealWorld Cursor Editor, que é o mais indicado porque cria cursor animado ou comum (.cur).
Funciona assim...

Com o Jasc:
Quando você instala o Jasc Animation no PC, ele vai te mostrar a opção de arquivos que poderão ser abertos com ele e dentre eles há a opção .ani, basta marcá-la.
Basicamente, para salvar uma imagem como cursor, faça isso: Abra a imagem, vá em File - Save as (atalho: F12) e escolha o formato Animated Cursor .ani, como na imagem abaixo.


Pronto! Você pode usar cursores em gif já prontinhos ou criar o seu gif cursor.

RealWorld Cursor Editor
O download e a instalação são fáceis; ao abrir o programa, na janela On-Line, clique no idioma que preferir para traduzir o programa. É nessa aba que vocês encontrarão ajuda sobre como usá-lo e tal.
Como eu disse, esse programa é o mais indicado para quem quer fazer seus ponteiros do mouse do zero ou com alguma imagem salva no PC, e ainda permite modificar algum que você tenha instalado. Por exemplo, eu criei esse gif previamente usando o Jasc, como mostrei nesse tutorial para criar gifs: (essa imagem é do game LinePlay, um algodão doce em formato de ursinho que transformei em cursor; ele apareceu na prévia do menu do post anterior).
Depois, no RealWorld cliquei em criar cursor da imagem, selecionando o gif.

Você pode abrir nessa hora qualquer imagem, inclusive aquelas da internet, o que significa que pode usar qualquer cursor para blog em seu Windows, e ele fica animado, do jeitinho que visualiza online.


Estando com o gif ou imagem png aberta, ainda é possível fazer alterações diversas, como criar setas, animações de espera ou ocupado, mudar e ajustar cores, brilho, contraste, adicionar texto, sombras, efeitos, capturar cor de acordo com a imagem, testar... e o que mais sua imaginação permitir.
Na hora de salvar, crie uma pasta em C - Windows - Cursors e coloque seu cursor lá. Depois, vá em Personalizar - Temas - Configurações de ponteiro do mouse e substitua os cursores pelos que você criou. 
Dá para criar todos os tipos de ponteiros que o Windows possui do seu jeito. Mas, para evitar a fadiga, eu prefiro criar apenas os de Seleção normal, substituindo nos sets que eu tenho instalado aqui.
Alguns de meus sets favoritos abaixo (ou dê uma olhadela no Deviantart):




Caso busquem por imagens de cursores fofos para salvar e usar em seu PC: 56 cursores kawaii, Cursores fofos (pesquisando pelo blog encontrarão mais), Cursores do Engram Pixel.

Imagem de abertura do post: Weheartit






Postar um comentário

6 Comentários

  1. Tem como colocar no blog? se tem, como faria para colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim; veja => http://reinokawaii.blogspot.com.br/2012/10/cursores-fofos.html

      Excluir
  2. Como coloca o cursor, que foi feito RealWord, no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog, vc pode colocar cursores no formato png, só imagem mesmo. Veja como aqui: http://reinokawaii.blogspot.com.br/2012/10/cursores-fofos.html

      Excluir
  3. como trocar o cursor da seta para editar outros, tipo quando clicar não aparece aquela maozinha? Pois é como eu faço para editar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não entendi bem, mas edite a imagem que for usar no lugar da mãozinha com um dos editores, vc pode usar alguma imagem do salva em seu pc, e aí coloque na pasta cursors do windows e depois, em alterar ponteiro do mouse, mude a opção que desejar, como a seleção de link, que geralmente é uma mãozinha, mas pode ser sua imagem.

      Excluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim.

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem. Algumas dúvidas podem ser previamente esclarecidas na F.A.Q, assim como créditos e outras coisas.

Por favor, entrem em contato por meio das redes sociais também para dúvidas, sugestões, pedidos ou outros:
Facebook - Twitter - Deviantart

up